header

Literatura que namora com letras de rock

O professor Rogério Duarte é referência no estudo das letras musicais e participa da Semana Pop

Existe ligação entre a música e literatura? "Sem dúvida", é o que diz o professor de literatura e gramática, Rogério Duarte. Um dos instrutores no workshop "Criação Poética na Música", Rogério veio para Rio Branco falar dos seus estudos ligados na influência da literatura nas letras de rock. E ele encontrou muito em comum nestas vertentes artísticas. Recentemente, Duarte concluiu dissertação de mestrado a respeito das relações entre a canção "Faroeste Caboclo", da Legião Urbana, a literatura de cordel e a literatura chamada “culta”, especialmente os romances Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Atualmente, em sua pesquisa de doutorado, analisa as relações entre o rock português e a poesia portuguesa.

Apaixonado e influenciado principalmente pelo rock produzido nos anos 80, Rogério não esconde sua predileção. "Sou convicto que os anos 80 foram tempos de efevercência cultural", afirma. O professor vê na atual cena independente brasileira o que há de melhor na música brasileira atual. "Tenho certeza que o que tem surgido de bom nos últimos seis anos é neste novo cenário de bandas independentes", opina.

Duarte explicou sobre as diferenças entre temas abordados nas letras nos anos 80 e 90. "Os anos 80 foram influenciados pela redemocratizaçao do país. É normal que as temáticas girassem em torno de comportamento e política. Já a geração dos anos 90 não teve a mesma passagem política e econômica. Porém meus pais diziam que as música que eu gostava era um lixo. Então tenho cuidado para não repetir aleatoriamente este preconceito", reflete.

Em razão de seu interesse pela música, hoje ele faz parte da agência e produtora chamada "A Identidade Musical". Sediada em São Paulo desde 2006, a agência é formada por profissionais da área musical e de comunicação com experiência de mercado, foi criada para dar suporte na profissionalização do artista independente nas mais diversas áreas, da produção musical à assessoria em comunicação. Entre seus projetos está o "Mais Massa", que entre outras bandas do cenário independente nacional, envolve a banda acreana Los Porongas.

Programação


Na Semana Pop, Rogério Duarte participa na sexta-feira, 25, da Mesa-Redonda "A rede da música: Um panorama sobre os caminhos da música. Redes e Cooperativismo", no Teatro Hélio Melo, às 19h. E também no sábado, 26, às 9h30, na Usina de Artes, no workshop "Criação Poética na Música". Participar da oficina e do workshop, basta se inscrever na opção "Cadastro" neste site.

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo